quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

CONSCIÊNCIA

Antes de começar este post quero escrever algo só para lembrar temos:

 DOIS ouvidos, DOIS olhos, e apenas UMA boca. Então, vamos observar e ouvir mais e falar menos!

.... que a impossibilitará de entender algumas palavras aqui escrita e terceiro por que os olhos dela estão com a escama dos maus espíritos… 

Como pode ter gente que cuida da vida alheia e esquece-se de cuidar da sua? Tenho repulsa por gente assim… numa rápida pesquisa feita sobre a "fofoca" identifiquei que ela consiste no ato de fazer afirmações não baseadas em fatos concretos, é uma especulação em relação à vida alheia. Hoje acordei ouvindo fofocas e a energia das palavras era tão ruim que terminou por acabar com meu dia. É incrível como tem pessoas que se prestam a falar mal dos outros, fico p.... da vida com isso…
 

 Com a fofoca, pessoas inescrupulosas põem em cheque a reputação de homens ou mulheres. As fofocas contaminam os bons costumes, azedam as relações interpessoais, destroem a eficácia do individuo.

 O pior é quando a pessoa que é a "fofoqueira" tem o telhado de vidro e faz uso da fofoca para tirar o foco dos problemas próprios e assim mirar em outrem, tampando de maneira covarde o problema da qual ela é portadora. Busquei ler alguma coisa que me criasse um escudo contra os fofoqueiros. 

Após muita procura achei um artigo do Gutemberg B. de Macêdo (renomado consultor brasileiro) e coloco aqui para que os seres de bom caráter se protejam da maldita fofoca:

 1. Fale diretamente, e não pelas costas, com as pessoas que você julga despreparadas. Aja com elas de maneira correta e justa. 

2. Não fale sobre seus problemas pessoais com aqueles indivíduos que, de antemão, você sabe, geram dúvida quanto à capacidade de ajudá-lo. É preferível chorar sozinho na privacidade de seu quarto a fazê-lo em público, nos ombros da pessoa errada. . 

3. Quando tiver dúvidas em relação a uma pessoa e seus atos, que o afetem direta ou indiretamente, confronte-a corajosamente, mas em particular. Fazê-lo em público significa expor-se e multiplicar as dúvidas existentes.

 4. Embora seja uma tendência natural, muitas pessoas – sabemos – desejam expressar suas opiniões e versões publicamente. Quando se sentir tentado a fazê-lo, reflita e contenha o ímpeto de se expor desnecessariamente. Diz a sabedoria popular: “Em boca fechada, não entra mosquito”

5. Cuidado para não julgar precipitadamente as pessoas e os fatores que as motivam a agir de modo pouco convencional ou duvidoso. A mesma língua ferina, que critica e envenena as ações de outras pessoas, poderá voltar-se contra si mesmo e deixá-lo em apuros como crítico contumaz e insensato.

 6. .Quando se perceber tentado a dar ouvidos a fofoqueiros, mesmo que por brincadeira ou curiosidade, reaja. Sua atitude não poderá jamais encorajar a prática da fofoca entre seus pares e colaboradores. Lembre-se que a maledicência só serve para corromper os bons costumes. 

7. Preocupe-se e ocupe-se com aquelas coisas que contribuem para o desenvolvimento do seu caráter, de sua carreira de sua vida. A fofoca, certamente, não tem esses atributos. “Mind your own business” (‘cuide do próprio negócio) – ensinavam os puritanos que fizeram a colonização norte-americana. 

 8. Evite o descontrole emocional diante das pessoas com quem você convive. As irritações do dia-a-dia não podem afetar as relações com o mundo. 



“FOFOCA É O MAIS DESPREZÍVEL DOS VÍCIOS, POIS, POR NÃO PODER INFLUENCIAR O ESPÍRITO E O CARÁTER DOS SÁBIOS, RASTEJA COMO UMA SERPENTE VENENOSA E REFUGIA-SE NA ALMA DOS FRACOS, TOLOS E OCIOSOS”. 
FONTE: http://branncca.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário