quarta-feira, 6 de março de 2013

Artigo Padre Delair - 03 de Março de 2013


Avançar... Sem atrapalhar ou atropelar!

Eis que sempre habita em mim a dúvida de o que escrever a você, mas quero pensar sobre a quaresma... Este tempo de olhar para dentro de si e perceber que não somos perfeitos e que temos ainda muito a fazer para que o mundo seja melhor de se viver e que está ao alcance de nossas mãos agir e descruzar os braços diante dos desafios que a vida nos oferta.
Outro dia, percebendo a desavença de duas pessoas me coloquei a pensar, e até falei com uma, que as mágoas não levam a gente a viver bem e que a pessoa magoada fica sofrendo demais enquanto a que magoou “não está nem aí”... A mágoa só serve para nos deixar mais feios e cheios de rugas, nos levando a um abismo que só se sai olhando para o alto.
Bem sei, e como sei, que a mágoa destrói em nós o essencial... O amor!
Aprendo a cada dia que a alegria deve ser conquistada por nós mesmos e que a mesma incomoda as pessoas e as leva ao fundo do poço por vezes e as faz querer destruir o outro por conta de bel prazeres ou simplesmente por influência de outrem.
Muitas vezes as pessoas, por não aceitarem aos outros como são os querem moldar naquilo que acham ser o certo quando o certo é deixar que aquilo que o outro tem a mais nos ajude a crescer... Afinal, se O Criador nos fez diferentes é para que um ajude o outro a, na sua diferença, fazê-lo crescer mais... Aquele a quem chamamos de Deus nos fez diferentes... Porque será que queremos que os outros sejam iguais aquilo que queremos?
Acho incrível os nossos devaneios em querer igualdade de caráter ou de banais manias de centralizar o mundo em nossas idéias absurdas de achar que este ou aquele deve ter o conteúdo que queremos quando Deus teve o trabalho de fazer-nos diferentes... Creio que às vezes queremos ser maiores que Ele para querer mudar as coisas e querer que tudo seja como idealizamos ou como nos mandam querer, perdendo assim nosso pensar diferente e agir diferente... Isso nos leva a não perceber que os outros, da forma que são, podem realizar maiores e melhores coisas que nós e, creio, nosso medo de perder é que nos leva a boicotar o outro ou intimidá-lo para que não produza como deve e como pode, pois não podem roubar de nós o nosso “poder”.
É... As mágoas que produzimos nos outros podem machucar demais... Podem ter consequências funestas e criminosas...
Incrível, como sempre digo, que a pessoas só se magoam com quem gosta, com quem ama, pois a quem não se ama “não se está nem aí”. Se nos magoamos é porque esta pessoa consegue nos atingir e, se nos atinge, é porque sentimos algo por ela, pois, se nada sentíssemos como disse acima nem ligaríamos. Por isso sempre pensemos que se alguém está magoado ou triste conosco é só porque nos ama e a quem se ama se deve “correr atrás”, pois, para nos amar é preciso ter um ótimo coração, porque têm dias que nem nós nos amamos, não é verdade?
Pensando em nosso Papa emérito que não quis atrapalhar a Igreja e por isso abdicou à sua cadeira Petrina pensemos que “se não podemos ajudar, não atrapalhemos”.

Com um beijo de Jesus, pelos lábios de Maria e no abraço de José:

Pe. DelairCuerva,fmdp

Nenhum comentário:

Postar um comentário