quarta-feira, 13 de março de 2013

COMENTÁRIO PADRE DELAIR CUERVA 10/03/2013

   

Devaneios da vida moderna.

Às vezes não entendemos o motivo de darmos certos passos...
Certas decisões que devastam as coisas e pessoas que estão ao nosso lado... Coisas que não são como a gente quer ou como queremos que sejam...
Se as coisas não são de nossa maneira já caímos fora e não aceitamos as mudanças ou que os outros tenham razão...
Em nossos encontros e “trombadas” do dia a dia nos impactamos com tantas adversidades que nem sempre somos os mais certos ou os mais coerentes... Somos sim impactados pelo nosso orgulho de não querer mudanças que provenham de outrem e não de nosso próprio umbigo... Como é triste ver que pessoas que dizem crer em Deus possam agir desta maneira.
Outro dia uma pessoa, só porque esqueci seu aniversário me disse que eu a feri e a magoei por ter-me esquecido e agiu de forma brusca ao falar comigo sem sequer me dar o direito de me defender... Outra prefere sair do grupo de amigos porque não quer mudar ou “rebaixar-se” diante de outra que se defendeu... Cada coisa! Sabe que fico preocupado no pensar de para onde vai nossa sociedade? Se cada um fizer o que quer sem o dever de mudança; como serão nossos futuros protagonistas da história? (Nossas crianças de hoje que veem estas atitudes dos “ditos” adultos).
Me impacto com este pensamento egoístico que temos nesta sociedade moderna e me preocupo em perceber que somos sim egoístas e mesquinhos em querer somente nós crescermos e não nos preocupar com os outros ao nosso derredor... Somos sim um povo moderno, mas tão primitivos em olhar para nossa própria vida esquecendo que os outros têm o direito de viver e de pensar diferente de nós... Como precisamos mudar e ter atitude de ouvintes, mesmo que esta atitude fira nossos “princípios” e, porque não dizer “nossas morais”.
Um dia disse a Dom Maurício que tenho medo de perder a confiança no ser humano ao que ele me disse que não podemos perder, pois o ser humano tem seus devaneios e tudo o mais, mas são criaturas de Deus e merecem crédito... Isso ficou em minha cabeça... Mas que dá vontade de nada mais fazer; ah, isso dá... Ainda bem que fica somente na vontade assim como fica na vontade de certos pais de abandonarem seus filhos ao esquecimento, mas o amor os leva a assumirem de novo as rédeas da família e seguirem avante; isso quando dá tempo... Este dito de “socar o pé na barraca” não pode acontecer em nós que dizemos crer... Afinal não somos os donos do mundo, mas os filhos do Dono e se nós desistimos daquilo que nos faz felizes em troca do medo de quebrar nosso orgulho mesquinho e “besta” em voltar atrás é porque não sabemos viver em sociedade e sequer queremos ser felizes pois a felicidade consiste nos cortes que a vida nos dá... Não digo que temos que ser “amélias”, mas sim que temos o dever de aprender com nossas quedas e erros para crescermos amanhã e, nessas quedas, aprendermos o dom de sermos humildes e não medíocres, pois assim aprenderemos que as conquistas de amanhã dependem de nossas quedas no hoje.
Quando será que o ser humano “moderno” aprenderá a perder para ganhar e não viver somente querendo estar no “topo da onda”? Afinal o esporte nos ensina que se faz necessário perder para aprender a ganhar.
Vejamos de acordar para ver no que vai dar nosso orgulho e que saibamos olhar para o “podium” do final da corrida e não para os solavancos ofertados durante o trajeto...
Paremos a pensar nos motivos de nossas perdas na vida... Será que mereceríamos ganhar naquele momento? Ou será que o erros estão sempre no outro? Porque perdemos pessoas que amamos ou que nos amam no decorrer de nossa história? Não precisamos de ágeis mudanças em nós ou sempre são os outros os errados da história?
Aprendamos com Jesus nesta quaresma... Mesmo estando certo morreu para ressuscitar em nós a certeza da vitória... Ninguém soube mais amar que Ele e mais perder que Ele para nos ensinar que é perdendo que se encontra e é morrendo que se ressuscita para a vida eterna.
Com um beijo de Jesus (que perdeu para encontrar), pelos lábios de Maria ( que aceitou mesmo sem entender) e no abraço de José (que tudo cedeu em prol de Maria, a quem amou)...
Eu, pior dos alunos da vida:

Pe. DelairCuerva, fmdp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário