quinta-feira, 4 de julho de 2013

Jovem da Região Lapa é escolhido para estar com o Papa no palco da Vigíla da JMJRio2013

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO - Região Episcopal da Lapa

Créditos: 
Redação com jornal O SÃO PAULO

Marcel Vitorino
“Estou explodindo de alegria!”; “Ainda não parece ser real!”; “Foi uma surpresa muito grande, um presente de Deus”; “Não acreditei! Milhares de pensamentos na cabeça, coração a mil”; “Que alegria, mas quanta responsabilidade”.
Foi assim, em tom de surpresa, que Reinaldo Santos Ferreira, 23 anos; Kamila da Silva Gomes, 28; Gisele Cavalcante Moraes, 28; Francisco David Rodrigues da Silva, 22; e Marcel Vitorino, 20, receberam a notícia de que, junto a jovens de outras dioceses do Brasil, estarão com o papa Francisco no palco da vigília da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio-2013), no próximo dia 27, no Campus Fidei, em Guaratiba, no Rio de Janeiro.
Os cinco atuam em pastorais, movimentos e novas comunidades da Arquidiocese de São Paulo e foram indicados pelos articuladores da Semana Missionária da JMJ em São Paulo para estar próximos do Papa.
Marcel da Região Lapa participando do evento Bote fé


Francisco David, consagrado na Comunidade Aliança de Misericórdia, revelou, ao O SÃO PAULO, que assim que soube da notícia, ficou duas noites sem dormir. Ele avalia que com a Jornada, a juventude da Igreja terá um novo impulso, também tendo como referência as ações do Papa. “Desde quando o papa Francisco assumiu, em todos os seus gestos, homilias, discursos, me toca de forma direta. Meu coração o sente próximo, como se fosse um pai, um amigo. É um grande Papa, um amigo do povo, sinal nítido de Deus para toda a humanidade.”

“Sinto-me lisonjeado e muito feliz”, disse Reinaldo Ferreira, sobre a chance de estar no palco com o Papa na vigília da JMJ. Para ele, a Jornada vai ser um kairós, “uma experiência única pela qual, o ‘sim’, a autêntica resposta ao Senhor, tem que acontecer. Vivemos tempos difíceis, nos quais a palavra santidade foi esquecida e as coisas do mundo vêm para nos acorrentar e nos afastar do céu, onde é o nosso lugar. Como dizia Santo Agostinho, ‘ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser’. Essa tem que ser a juventude. Devemos nos entregar totalmente e dar uma resposta de gratidão.”.

Maquete do Palco onde estará o Papa Francisco

Para Gisele Moraes, estar perto do papa Francisco será o ápice da fé que tem vivenciado junto aos jovens. Ela comentou que a vinda do Sumo Pontífice e a JMJ já têm impulsionado as ações juvenis nas paróquias. “Às vésperas do grande encontro, vejo que a juventude está a todo vapor na fé e na caminhada, e sei que para muitos a Jornada será um momento de conversão inédita. Porém, agora a missão é mantê-los firmes neste propósito de olhar os bons frutos que a Jornada Mundial da Juventude está oferecendo.”.

Kamila Gomes, da Pastoral da Juventude (PJ) arquidiocesana, que já participou da JMJ de Colônia-2005 e Madri-2011, comemorou muito a notícia, já que nas edições anteriores nunca esteve no palco com o papa. Para ela, a JMJ “é um momento único”, ainda mais com o papa Francisco. “A minha trajetória carrega muitas ações e falas que ele vem fazendo. Vem ao encontro do povo e com o povo na caminhada de Jesus.”.

Matéria publicada no Jornal O São Paulo desta semana 03/07/2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário