sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Artigo Padre Delair – Jornal Diário da Serra – 03/11/2013

Santa Missa 26.10 (41)

Pensando na vida…
 “Por melhor que seja alguém chega o dia em que há de faltar…”.
Fiquei pensando nesta frase de uma música católica que geralmente se cantam em Missas de sétimo dia ou de corpo presente e realmente faço dela minha verdade de vida e de morte, já que celebramos por estes dias o “Dia de finados”.
Sabe que muita gente pensa que “ficará pra semente” como diria o povo de minha cidade?
É… Tem gente que vive de tal forma que acha estar aqui para sempre e que não terá que prestar contas, senão a Deus, como chamamos Aquele primeiro motor que gerou a humanidade como creem alguns filósofos ou às próprias consequências da vida que se leva.
A vida aqui é algo que se vai ( e como vai)… Cada dia a mais aqui é um dia a menospois vai engolindo cada instante e cada momento!
Lógico que não podemos parar somente a pensar que estamos de passagem… Temos que fazer algo para alguém e que envolva a gente mesmo… Mas não com a ilusão de que somos o centro… “A última bolacha do pacote”… Mas que temos por obrigação sermos uma “joia rara” para termos um “sangue bom”, vislumbrando um “novo horizonte” e assim demonstrarmos o “amor à vida”, sem sermos “rebeldes”.
Cada vez que eu tinha um problema, na minha outra estadia em Botucatu, corria ao cemitério Jardim para me lembrar da vida que passa e, sempre recebia uma ligação da Dagmar a dizer: se ele está no cemitério é porque tem algum problema e precisa pensar na vida… E realmente era verdade… Nos meus problemas de vida gosto de ir ao cemitério pra pensar na minha vida e que esta mesma vida é passageira e não pode ficar desmerecida na certeza de que a morte é que me leva a ser melhor, já que nós católicos cremos que ela é somente o momento de estar diante do Criador a receber nossa sentença das coisas boas e das não tão boas que fizemos.
Sei que este texto está um tanto quanto fúnebre demais, mas se faz necessário a gente pensar, não é?
A vida não pode ser levada como um joguete ou como algo que somente passa… Temos que vivê-la sabendo que foi um presente e que não pode simplesmente passar, mas sim nos levar a viver intensamente, não deixando que cada milésimo de segundo não seja especial; afinal de contas sem este milésimo não teremos o segundo inteiro e assim por diante alcançando os dias e anos de vida.
Você que está lendo este artigo se torna responsável a partir de hoje a viver intensamente…
Você que está pensando em sua vida se torna responsável a ser feliz fazendo o mundo mais feliz! Afinal, plagiando Saint-Exupéry (autor do livro “O Pequeno Príncipe”): “ Tu te tornas responsável por aquilo que cativas”… Diria eu: Tu te tornas responsável pela vida que levas e pelas pessoas que fazes viver contigo a aventura de viver.
Não estamos aqui por estar e você não leu isso por nada… “Nada é coincidência, mas tudo é providência”.
Com um beijo de Jesus, que viveu e morreu fazendo tudo acontecer e mudou o mundo, pelos lábios de Maria que foi elevada aos céus por fazer parte da vida nova em Cristo e nos braços de José, o homem que fez de seu tempo um tempo de vida nova…Eu, que passo por este mundo querendo deixar algo de mim aqui quando for embora:

Pe. DelairCuerva,fmdp

NB: Visite nosso site: www.asfabrasil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário