sexta-feira, 5 de abril de 2013

ARTIGO DE Pe. DELAIR CUERVA DE 06/04/2013 - ATITUDES FALAM MAIS




ATITUDES FALAM MAIS...
Resignar-se...
Entregar-se à luta de demonstrar que o mundo ainda tem jeito...
Uma coisa aliada à outra ajuda a gente a entender que as coisas nem sempre são como a gente quer ou como a gente espera.
Gosto de imaginar o papa Francisco que, com sua nova forma de ser papa vai espalhando amor pelo ar e vai mostrando a humanidade da santidade. Pelas suas atitudes vemos que ele não veio para ser um tempo, mas para fazer o tempo ser.
Mas não poderia deixar de escrever aqui sobre nossa “mascote”... Nossa “santa” (já que todos somos santos; mas também pecadores)... Nossa Dona AMÉLIA... A mulher da coragem, da ousadia, da alegria, da esperança e da paz... Nosso anjo que se vai indo na vagarosidade dos santos... Na entrega dos que creem e vai deixando as marcas mesmo na quietude e no silencio peculiar de quem está como ela está... Imobilizada num leito da UNESP.
Como não pensar que Deus tem um plano para este momento que ela vive ou sobrevive? Como não imaginar que as coisas que lhe vão acontecendo têm o dever de estar nos ensinando o quanto ainda temos que aprender a viver cada segundo como se fosse o único e o último? E que não podemos perder a calma e a certeza de que as coisas acontecem como tem que acontecer e não como queremos que aconteça? Como não ver o semblante tranquilo, mesmo com o corpo machucado, daquela pequena grande mulher a não murmurar com as agulhadas ou cortes que lhe são feitos para que alcance um melhor momento em meio a estes piores momentos?
É... Temos muito a aprender com nossa sempre nossa (da ASFA), dona Amélia...
Gostaria eu de aprender mais e mais como devemos manter a paz em meio às turbulências e tormentas que a vida oferece ou que nós mesmos semeamos...
Como podemos aprender se não somos alunos que se dedicam tal qual esta “mulher-maravilha” que ensinou na quietude e nos seus beijinhos lançados ao vento, por não enxergar com os olhos da carne, mas sim com os “olhos do coração” e que fazia a alegria da gente?
Como temos coisas a aprender...
Como não podemos deixar que os espaços vazios que nós mesmos plantamos sejam maiores que os espaços preenchidos pelo nosso testemunho de vida e que não podemos permitir que os momentos ruins (que são bem menores) ocupem o espaço das coisas maravilhosas que temos e encontramos.
É... Nosso anjo está a nos ensinar o valor da vida além da morte... Vida que acontece aqui e agora em nossas atitudes e palavras e não nos diplomas e cargos que achamos ter ou levar além daqui.
Só me resta dizer a este anjo emprestado tantos anos para a família dela e para a nossa (minha vida e da ASFA) que a vida é mesmo assim e que tudo tem seu final, mas este final tem que ensinar a gente a ser melhor e, como sempre digo, ensinar a gente a ser mais gente sem querer ser gente demais.
Bem sei que pareço trágico, mas quero só ressaltar os valores de um anjo, de uma “gente especial”... De alguém que me deu aulas de vida no silêncio e que ensinou mais que os livros que estudei e leio, porque me ensinou não com palavras, mas com gestos concretos... É isso que devemos fazer: ensinar em gestos aquilo que dizemos crer e não com meras palavras que vão e vem sem surtir o efeito necessário.

Bom, com um beijo de Jesus, pelos lábios de Maria e no abraço de José...
Pe. DelairCuerva,fmdp

Nenhum comentário:

Postar um comentário